Início » Uncategorized » Desaprendizado

Desaprendizado

Em tempos de propagação ilimitada de informações, talvez o feito mais notável daquele que deseja saber não seja o aprendizado e a aceitação, e sim o desaprendizado e a recusa. O efeito político dessas duas atitudes num período de acentuada violência e ódio pode ser surpreendente: desaprender a violência, recusar a satisfação trazida pela eliminação do outro.

A hipocrisia que nos foi ensinada nos fez acreditar que a alma do brasileiro era pacífica, acolhedora e benévola. O objetivo desse ensinamento era justamente aplacar nossa inquietação contra a violência e nossa indignação contra a injustiça, garantindo a preservação da ordem social. Os últimos tempos, contudo, nos mostraram expressões desmedidas de ódio, alimentadas justamente por aquele povo escolhido para ser o povo mais feliz que havia sobre a Terra.

A alma do brasileiro, por outro lado, não é a alma bestial e selvagem incapaz de qualquer tipo de sociabilidade possível. Na verdade, aprendemos a gozar com a violência sofrida pelo outro que não sou eu, a clamar pela paz mundial por meio da guerra, a lutar pela justiça por meio da injustiça. Dizemos o que precisa ser ouvido, mas nos deleitamos justamente com o avesso do que dizemos.

Não há mais o que aprender. É necessário desaprendermos o que já aprendemos. Antes de investirmos progressivamente na felicidade de todos nós, seria importante recusarmos esse tipo de felicidade que somente existe quando o outro é destruído. A minha pátria comporta a diferença e acolhe a tristeza, mas não tolera a felicidade que se realiza na aniquilação total do outro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: